Dia Mundial da Segurança do Paciente: Uma prioridade global de saúde

"Fale pela Segurança do Paciente"! Esse é o slogan da OMS (Organização Mundial da Saúde) que marca o primeiro Dia Mundial dedicado ao tema. Por isso, neste evento pioneiro em Juiz de Fora nós decidimos seguir a recomendação à risca: será o momento de defender e compartilhar práticas essenciais de Segurança do Paciente em diferentes setores para você começar agora a minimizar riscos e danos nos cuidados de saúde, salvando vidas.


Quem conduz essa importante troca de experiências são profissionais atuantes, incluindo o Presidente da SOBRASP, Dr. Victor Grabois, e também pacientes que vão contar como a prevenção e controle de riscos foi crucial no processo de recuperação.


Garanta a sua inscrição ao lado e participe deste evento gratuito!

Inscreva-se

Data

20/09/19 (sexta)

Horário

19h às 22h

Local

Victory Business Hotel

Público-alvo:

Profissionais da área de saúde: enfermeiros, médicos, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, dentre outros.

Programação

Moderadores: Profª. Aline Beviláqua e Prof. Marcos Schlinz

Abertura - SOBRASP

Dr. Victor Grabois

Mini Conferência: Panorama da Segurança do Paciente no Brasil e no Mundo

Profª. Aline Beviláqua

Seg. do Paciente aplicada às urgências e emergências

Profª Amanda Dias

Seg. do Paciente aplicada às UTIs

Prof. Pablo Corrêa

Seg. do Paciente aplicada às PSF

Profª. Wilma Rezende

Seg. do Paciente aplicada à Fisioterapia

Profª. Karina Silva

Seg. do Paciente aplicada à Nutrição

Profª. Arícia Mendes

Seg. do Paciente aplicada à Neonatologia

Profª. Samara Rodrigues

Seg. do Paciente aplicada ao Domicílio

Prof. Leon (Cuidados Ágape)

Implicações Éticas na Segurança do Paciente

Prof. Gustavo Duarte

Relatório presencial da experiência do paciente

A percepção da experiência do paciente com a visão do profissional nas visitas pró-ativas

Profª. Rosângela de Freitas Dias

Discussão Aberta

Palestrantes e moderadores

Victor Grabois

Médico

Presidente da SOBRASP; Mestrado em Saúde Pública e em Saude Coletiva - UERJ; Especialista em Gestão Hospitalar pela École Nationale de Santé Publique; Coordenador e técnico de projetos da ENSP; Coordenador-Executivo do Proqualis/Icict/Fiocruz; Representante suplente da Fiocruz no Comitê de Implementação do PNSP; Membro do Grupo Executivo do Programa Nacional de Segurança do Paciente.

Aline Beviláqua

Enfermeira

Coord. do MBA em Segurança do Paciente e Gestão de Riscos pelo IESPE; Enfermeira com MBA em gestão, auditoria e acreditação hospitalar pela UFJF; Enfermeira da Qualidade do Hospital Monte Sinai responsável pelo NSP Núcleo de Segurança do Paciente; Docente de pós-graduação e extensões e coordenadora de pós-graduação e extensões no IESPE.

Amanda Dias

Enfermeira

Coord. da Pós-graduação de Urgência e Emergência pelo IESPE; Enfermeira Intensivista pela UFJF e Emergencista pela Uniredentor; Docente e Instrutora do curso de extensão APH Trauma – IESPE; Instrutora do BLS - Basic Life Support pelo IESPE-SOMITI/AHA American Heart Association; Enfermeira no SAMU Três Rios e na Fundação Hemominas de Juiz de Fora.

Pablo Corrêa

Enfermeiro

Graduação em Enfermagem. Possui especializações em "UTI Adulto", "Gestão Hospitalar" e "Governança Clínica e Gestão de Risco". Atualmente é enfermeiro supervisor da UTI Adulto e Emergência do Hospital Monte Sinai em Juiz de Fora e Enfermeiro Assistencial do Hospital ASCOMCER (Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora).

Wilma Rezende

Enfermeira

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela UFJF. Especialização em Enfermagem Obstétrica e em Saúde da Família pela UFJF e em Gestão da Clínica na Atenção Primária à Saúde pelo SENAC-MG. Enfermeira na estratégia de saúde da família na PJF - UAPS Santa Luzia. Docente e consultora da coordenação da Pós-graduação em Enfermagem Obstétrica pelo IESPE. Tutora presencial do Curso de Especialização em Estratégia Saúde da Família - UFMG/ Universidade Aberta do Brasil.

Karina Silva

Fisioterapeuta

Coord. da pós-graduação de Fisiot. Cardiorrespiratória e em UTI de Adultos, Pediátrica e Neonatal no IESPE; Fisiot. Titulada em Terapia Intensiva de Adulto pela ASSOBRAFIR; participante do programa de Residência em Fisioterapia Hospitalar (RESPIRAFISIO); membro associada da AMIB; Experiência prática em clínica hospitalar e UTI de adulto, pediátrica e neonatal com envolvimento também na área científica.

Arícia Mendes

Nutricionista

Nutricionista - UFJF; sta clínica do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora; Preceptora de estágio clínico em nutrição - UFJF; Especialização pela GANEP - Nutrição e Fitoterapia; Nutricionista da Unidade Coronariana da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora; Coordenadora da Pós-graduação de Nutrição Hospitalar com ênfase em UTI pelo IESPE.

Samara Rodrigues

Enfermeira

Bacherel em Enfermagem pela Universidade Iguaçu e especialização em Educação Profissional na área de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (2004). Atualmente é Enfermeiro UTI Neo da Hospital Monte Sinai, Professora da Faculdade Estácio de Sá e enfermeira neonatologista da Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus. Tem experiência na área de Enfermagem.

Gustavo Duarte

Enfermeiro

Graduado em Enfermagem pela UFJF, Pós-graduado em Acupuntura pelo Incisa/Imam, Mestre em Enfermagem pela UFJF. Com experiência na área de Enfermagem, Medicina Tradicional Chinesa e Terapias Alternativas, Terapia Intensiva e Ensino Técnico profissional da Enfermagem. Dedicação ao estudo das múltiplas interfaces da Enfermagem como profissão. RJU da UFJF. Professor de pós-graduação do IESPE - JF.


Leone Mendes Dias

Enfermeiro

Mestre em Enfermagem pela UFJF. Graduado em Enfermagem pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora. Enfermeiro do Setor de Endoscopia e Membro da Comissão de Prontuário do Hospital e Maternidade Monte Sinai. Sócio Proprietário da Assessoria de Enfermagem Cuidados Ágape. Homenageado com a Medalha Aluno Alumni Diamante do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora em 2017. Membro ativo do Grupo de pesquisa sobre Filosofia e sociologia do cuidado humano no cotidiano da saúde e da enfermagem e do grupo SAÚDE, DIVERSIDADE ÉTNICA, RACIAL, CULTURAL, SEXUAL E DE GÊNERO da UFJF. Docente de Pós- Graduação IESPE e Instituto PROMOVE de ensino.

Rosângela de Freitas Dias

Graduada em Processos Gerenciais

Graduada em Processos Gerencias Uninter. Pós-Graduação em Direitos Sociais e Competências Profissionais do Assistente Social pela Unyleya. Curso de aperfeiçoamento em Experiência do Paciente - PLANTREE pelo Hospital Albert Einstein. 13 Anos de atuação no setor de Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e Ouvidoria do Hospital Monte Sinai. Membro integrante do Grupo de Avaliação da Satisfação do Cliente (GASC) do Hospital Monte Sinai. Membro efetivo do Conselho Consultivo do Hospital Monte Sinai. Membro efetivo da Comissão de Recepção do SAC e Ouvidoria do Hospital Monte Sinai.

Marcos Schlinz

Enfermeiro

Supervisor de Pós-Graduação e Extensão do IESPE, Coord. do Sítio de treinamento IESPE da SOMITI - AHA - American Heart Association; Diretor de BLS (Basic Life Support) e Instrutor do ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support) pela AHA; Enfermeiro Intensivista Titulado em Terapia Intensiva pela ABENTI / AMIB; Membro da Diretoria da ABENTI; Membro do Depto. de Enfermagem da SOMITI.

® Todos os direitos reservados.