Café científico:

Fato ou Fake: Nutrição em cuidados críticos

O que é verdade e o que não é no atendimento de pacientes críticos? Quais as melhores práticas da Nutrição Hospitalar para cada caso?


Neste evento vamos tirar as suas dúvidas e desvendar os mitos e verdades do atendimento nutricional a pacientes críticos, de forma lúdica, mas (sempre) embasada. Como tudo isso é para aumentar a sua segurança e eficiência na Nutrição Hospitalar, reunimos profissionais experientes em cuidados críticos com as mais recentes diretrizes e evidências científicas. Prepare-se para trocar experiências e desenvolver o seu atendimento!


Garanta a sua inscrição ao lado e participe deste evento gratuito:

Inscreva-se

Data

21/09/19 (sábado)

Horário

8h às 12h

Local

IESPE

Público-alvo:

Profissionais formados em Nutrição que buscam ser referência em cuidados críticos.

Programação

Moderadores: Marcos Schlinz e Arícia Mendes

08:30

Credenciamento e Welcome Coffee

09:00

Abertura

09:20

O impacto do estado nutricional no suporte ventilatório na UTI

Profª Karina Silva

09:45

Indicadores de Qualidade na Terapia Nutricional

Prof. Augusto Gonzalez

10:10

Legislação aplicada à EMTN (Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional)

Profª. Arícia Mendes

10:35

Rastreabilidade e Incompatibilidades: Fármaco-Nutricional

Prof. Cícero Moreira

11:00

Segurança e Gestão de Riscos Nutricionais

Profª. Aline Beviláqua

11:25

Discussão aberta e Encerramento

Palestrantes e moderadores

Arícia Mendes

Nutricionista

Nutricionista - UFJF; sta clínica do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora; Preceptora de estágio clínico em nutrição - UFJF; Especialização pela GANEP - Nutrição e Fitoterapia; Nutricionista da Unidade Coronariana da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora; Coordenadora da Pós-graduação de Nutrição Hospitalar com ênfase em UTI pelo IESPE.

Augusto Gonzalez

Nutricionista

Graduado em Nutrição pela UFV. Especialista em Nutrição Clinica pela Universidade São Camilo. Experiência de gerenciamentos de serviços de alimentação e nutrição hospitalar. Capacidade para estruturar SND de hospitais. Habilidades para orientar protocolos de assistência nutricional. Conhecimentos para orientar sistema de monitoramentos | Experiência em docência de cursos de graduação e pós-graduação em serviços de alimentação e Nutrição Clinica.

Karina Silva

Fisioterapeuta

Coord. da pós-graduação de Fisiot. Cardiorrespiratória e em UTI de Adultos, Pediátrica e Neonatal no IESPE; Fisiot. Titulada em Terapia Intensiva de Adulto pela ASSOBRAFIR; participante do programa de Residência em Fisioterapia Hospitalar (RESPIRAFISIO); membro associada da AMIB; Experiência prática em clínica hospitalar e UTI de adulto, pediátrica e neonatal com envolvimento também na área científica.

Cícero Moreira

Farmacêutico

Pós-graduado em Gestão e Logística Hospitalar pelo Instituto Prominas - Universidade Candido Mendes. Graduação em Administração de Empresas e em Farmácia e Bioquímica pela UFJF. Atualmente é Farmacêutico RT e professor da Disciplina de Farmacologia Básica e Anatomia e Fisiologia Humana da Escola de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia - JF. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia Hospitalar.

Aline Beviláqua

Enfermeira

Coord. do MBA em Segurança do Paciente e Gestão de Riscos pelo IESPE; Enfermeira com MBA em gestão, auditoria e acreditação hospitalar pela UFJF; Enfermeira da Qualidade do Hospital Monte Sinai responsável pelo NSP Núcleo de Segurança do Paciente; Docente de pós-graduação e extensões e coordenadora de pós-graduação e extensões no IESPE.

Marcos Schlinz

Enfermeiro

Supervisor de Pós-Graduação e Extensão do IESPE, Coord. do Sítio de treinamento IESPE da SOMITI - AHA - American Heart Association; Diretor de BLS (Basic Life Support) e Instrutor do ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support) pela AHA; Enfermeiro Intensivista Titulado em Terapia Intensiva pela ABENTI / AMIB; Membro da Diretoria da ABENTI; Membro do Depto. de Enfermagem da SOMITI.

® Todos os direitos reservados.