Café da Gerontologia

Venha tirar suas dúvidas neste bate-papo com grandes nomes

O IESPE preparou o Café da Gerontologia para você, um bate-papo descontraído, um momento de tirar dúvidas e trocar experiências com profissionais renomados da área.


Data: 27 de Abril de 2019

Horário: 8h30 às 12h30

Carga horária: 04 horas

Cidade: Juiz de Fora

Local: IESPE

Inscrição: Gratuita

Público-alvo: profissionais ou estudantes do último ano de graduação de todas as áreas, mas que tenham como área de interesse a Gerontologia.

Agenda do Evento

08:30 

Abertura do evento - Diretoria, Supervisão e Coordenação

08:45

 Roda de Conversa - Saúde da Pessoa Idosa

Moderação: Rita Petronilho

  • Aspectos psicológicos - Jimilly Caputo (Psicologia)
  • Aspectos sociais - José Anísio Pitico (Serviço Social)
  • Aspectos físicos - Karina Silva (Fisioterapia)

09:45 - 10:00

Coffee Break


10:00 - 10:50

Mini-conferência: O Empreendedorismo da Gerontologia - Carlos Frederico (Administração)

Moderação: Marcos Schlinz e José Anísio Pitico 

10:50 - 12:20

Qualificação Profissional em Gerontologia

Moderação: Marcos Schlinz e Fernanda Nicolato

  • A saúde do idoso na APS - Atenção primária à Saúde - Wilma Lúcia (Enfermagem)
  • A saúde do idoso nos setores Secundário e Terciário à Saúde - Anadelle Lima (Enfermagem)
  • Saúde do idoso: contexto regional e nacional, onde precisamos chegar - José Anísio Pitico (Serviço Social)
  • Discussão aberta


12:20 - 12:30

Encerramento


Palestrantes do Evento

Marcos Schlinz

Supervisor de Pós-Graduação e Extensão do IESPE, Coordenador do Sítio de treinamento IESPE da SOMITI para os cursos da AHA - American Heart Association; Diretor de BLS e Instrutor do ACLS pela AHA; Enfermeiro Intensivista e Titulado em Terapia Intensiva pela ABENTI ; Membro da Diretoria da ABENTI - gestão 2019-2020.

José Anísio Pitico

Coordenador da Pós-Graduação em Gerontologia e Qualidade de Vida da FacRedentor no IESPE; Assistente Social; Mestre em Serviço Social (UFJF); Especialista em Gerontologia (SBGG); Especialista em Gestão Estratégia Pública; Integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Karina Silva

Fisioterapeuta graduada pela UFJF (2009), participante do programa de Residência em Fisioterapia Hospitalar (RESPIRAFISIO) com título de Especialista Profissional em Terapia Intensiva, com área de atuação no Adulto pela ASSOBRAFIR, membro da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).

Wilma Lúcia

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela UFJF (1996) .

Especialização em Enfermagem Obstétrica (2002) e em Saúde da Família (2005), ambos pela UFJF, além de Especialização em Gestão da Clínica na Atenção Primária à Saúde pelo SENAC-MG (2011).

Rita de Cássia Petronilho

Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Instrucional, Especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso. Professora da FaMIdade / Faculdade Aberta a Terceira Idade na Faculdade Metodista Granbery e também na Rede Municipal de Juiz de Fora.

 Jimilly Caputo Correia

Psicóloga, Gerontóloga pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Especialista em Geriatria e Gerontologia pela Universidade Veiga de Almeida

Mestre em Psicologia pela UFJF Doutoranda pela UFJF.

Anadelle Lima

Enfermeira. Mestra em Enfermagem pela UFJF. Especialista em Estomaterapia pela Faculdade UniRedentor/IESPE-JF. Sócia-proprietária da empresa ENFLORA Enfermagem Especializada. Servidora da EBSERH/HU. Coordenadora Científica do Grupo de Pesquisa e Extensão em Estomaterapia (GPEE). Preceptora da Residência em Enfermagem HU/UFJF. Membro da Comissão de Lesões HU/UFJF. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisas sobre Autocuidado e Processo Educativo em Saúde e Enfermagem - GAPESE/CNPq. Coordenadora do curso de Especialização de Enfermagem em Estomaterapia IESPE-JF.

 Fernanda Nicolato

Graduada e Licenciada em Enfermagem pela UFJF. Professora Substituta - Faculdade de Enfermagem- FACENF/UFJF. Mestra em Enfermagem pela UFJF. Pós-graduada de Enfermagem em Saúde do Adulto, pelo Hospital Universitário da UFJF (HU/UFJF). Membro do Grupo de estudos e pesquisas sobre autocuidado e processo educativo em saúde e enfermagem/CNPq. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: consulta de enfermagem, saúde do idoso, assistência domiciliar e tratamento de feridas. Sócia-Proprietária da Enflora, empresa de enfermagem especializada.

Carlos Frederico

Administração pela UFJF, MBA em gestão empresarial UFJF, consultor do Sebrae MG. Professor MBA da universo JF, MBA da UFJF ADM, Pós graduação IESPE e mentor da associação brasileira de mentores de negócios.


IESPE

(32) 3216-1224

www.iespe.com.br

Av. Barão do Rio Branco 3.480, 3° andar - Passos

Juiz de Fora - MG | CEP: 36025-020

Organizadores

 Marcos Schlinz

José Anísio Pitico